Stefan Geiger, maestro

Stefan Geiger
regente

"E o que seu maestro, Stefan Geiger, fez com este conjunto gigantesco e sanguinário, alcançando união musical, veracidade e paixão, fez deste um evento de tamanha intensidade que no final não só o público, mas também os próprios músicos ficaram profundamente emocionados."
Mahler, Sinfonia n. 9. Landesjugendorchester Bremen
Susanne Reiche, Verdener-Nachrichten 2018

clique para download

Stefan Geiger é o diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, Brasil, desde 2016.

Filho de uma família de músicos, recebeu sua primeira aula de música aos cinco anos e aprendeu a tocar piano, violino, percussão e trombone. Foi premiado com uma bolsa da Fundação de Bolsas Académicas Alemãs e ganhou várias competições internacionais, entre eles, o Concurso Internacional do Festival de Música de Toulon em 1989 e o Concurso do Festival da Primavera de Praga em 1992 .

Stefan Geiger começou sua carreira profissional bem cedo como trombonista solo da Bayerische Staatsoper em Munique, e mais tarde na mesma posição com a NDR Elbphilharmonie Orchester em Hamburgo. Em 1996, depois de receber seu diploma em regência e trabalhar como assistente de Christoph Eschenbach, Valery Gergiev e Christoph von Dohnanyi, ele se tornou o diretor artístico da Landesjugendorchester Bremen.

De 2002 a 2007 ocupou um cargo de professor e regente visitante junto à orquestra da Hochschule für Künste em Bremen.

Suas participações como regente convidado incluem trabalhos com a Orquestra do Festival de Schleswig-Holstein, Ensemble Resonanz, Würzburger Philharmoniker, Nürnberger Symphoniker, Deutsche Kammerphilharmonie Bremen, Orquestra Filarmônica da Transilvânia, Orquestra de Câmara de Curitiba e Orquestra Juvenil Romena, com a qual apresentou em Bucareste a estreia mundial de "Caixa de Pandora" de G. W. Papst. Também em Bucareste, dirigiu a Orquestra da Rádio Romena com a trilha sonora do filme mudo para “Rosenkavalier” (O Cavaleiro da Rosa - música original de Richard Strauss). Durante vários anos foi maestro convidado da NDR Elbphilharmonie Orchester Hamburg.

Stefan Geiger é o presidente e co-fundador do comitê de seleção do “German Games Music Award”, um concurso em cooperação com a Radio Bremen, que oferece um fórum para jovens compositores que escrevem partituras sofisticadas para jogos de computador. Essa ideia atraiu um grande público. O fluxo da Internet para o evento de 2012 foi um dos posts mais vistos do gênero em “Arte Liveweb”.

Na temporada de 2018, Stefan Geiger terá sua estreia no Teatro Colón (Argentina), na Sala São Paulo (Brasil) e na Elbphilharmonie Hamburg (Alemanha).

Correspondência Rua Conselheiro Nébias, 1501 - 50
São Paulo, SP
01203-002