Pablo Rossi, pianista

Pablo Rossi
Pianista

“a barnstorming recital of music played by the impressively focussed virtuoso Pablo Rossi…”
The Limelight Magazine

“possui um belo som e um grande requinte...é um jovem talento de rara distinção, que está destinado a ir longe na sua carreira de concertista.”
Cyprus Mail

- clique para download

Vencedor do I Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, Pablo Rossi é considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais.

Ganhou seu primeiro concurso com a idade de sete anos e foi ganhador de mais de dez primeiros prêmios em concursos internacionais, com destaque ao Encuentro Internacional de Jóvenes Músicos (Argentina) e o Concurso Internacional de Piano Ciutat de Carlet (Espanha). Aos treze anos de idade teve sua estreia nacional, solando à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência do Maestro Roberto Minczuk, tendo sido o mais jovem solista a se apresentar com essa orquestra.

Dentre as diversas orquestras nacionais e internacionais com quem Pablo tem colaborado, encontram-se as Orquestras de Câmara do Kremlin, de Moscou e de Auvergne, as Sinfônicas de Kirov, Brasileira (OSB) e de São Paulo (OSESP) e as Filarmônicas de Minas Gerais e Goiás, dentre outras.

Como membro seleto da fundação inglesa "The Keyboard Charitable Trust", Pablo apresentou mais de cem recitais em salas de prestígio na Europa (Laeiszhallle, Steinway Hall, Sala Maffeiana, Auditorium Parco della Musica), nos Estados Unidos (Weill Recital Hall, Lang Recital Hall e Kravis Center), África (Teatro Nacional da Argélia e Festival de Música de Tunis) e América Latina (Sala São Paulo, Teatros Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, Auditório Cláudio Santoro, Sala Cecília Meireles, Palácio das Artes, Palácio Paz em Buenos Aires, Teatro Solís em Montevidéu e Teatro UNAM na Cidade do México).

Desenvolvendo uma intensa atividade como camerista e recitalista, tem sido presença frequente em diversos festivais, como o Festival de Natal do Kremlin (Moscou), Semana Musical Llao Llao (Bariloche), Festival Pontino de Música (Sermoneta), Summer Piano Festival (Londres/Inglaterra), Festival Internacional Pharos (Nicosia) e Festival de Campos do Jordão. Mais recentemente Pablo tem sido convidado a ministrar masterclasses em diversas universidades, como a Faculdade de Música da UNAM (Cidade do México) e Universidad de los Andes (Bogotá/Colômbia) e Conservatório de Música de Shanghai, Universidade das Índias Orientais (Barbados) e Festival Música em Trancoso.

Na última temporada, Pablo fez seu debut na China, apresentando-se com sucesso de crítica nas salas de concertos do NCPA em Pequim e Concert Hall de Shanghai. Recitais solo seguiram-se no celebrado Carnegie Hall de Nova Iorque, “International Keyboard Institute and Festival”, no “Festival Internacional Chopiniana” em Buenos Aires e no “Festival BrasilZlava” na Bratislava.

Pablo tem atuado também na criação de projetos e séries musicais, tendo fundado no Brasil o Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina e a série “Concertos Promenade”. Pablo é o diretor artístico da Fundação “Hand in Hand” (Bélgica) e do BIS (“Brazil International Series”), série de música brasileira no NCPA em Pequim (China).

Em seu primeiro CD, gravado aos 11 anos de idade, Pablo executa, com raro brilho e inteligência, obras de Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninoff, Shostakovich e Nepomuceno. Seu segundo CD, “Pablo Rossi – Live at Steinway Hall”, foi lançado na Europa pelo selo "The Keyboard Trust Recitals” com obras de Mozart, Villa-Lobos, Prokofiev e Chopin.

No Brasil, esteve sob a orientação da professora Olga Kiun e em 2012 graduou-se “com distinção” no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, integrando a classe da célebre pianista Elisso Virsaladze. Atualmente Pablo mora em Nova York, onde cursa seu segundo mestrado na Mannes School of Music, orientado pelo pianista Jerome Rose. Pablo foi agraciado com o "Schonberg Pianists Stipend" e o “Goldsmith Foundation Award”. 

Correspondência Avenida Paulista,171, 4º Andar - São Paulo, SP 01311-000