Luciano Botelho, tenor

Luciano Botelho
tenor

Luciano já se apresentou em importates casas de ópera, incluindo a Royal Opera House, o Teatro de Glyndebourne, o Theater an der Wien, a Opera de Genève, a Oper Frankfurt, a Hamburg Staatsoper, a Sydney Opera House e o New National Theatre de Tóquio. Seu repertório é baseado no Belcanto italiano, incluindo Rossini, Donizetti e Bellini, mas também canta Mozart, incluindo sua recente aparição no Theatro Municipal de São Paulo como Tamino e na Ópera de Gotemburgo como Idamante. Ele também obteve grande sucesso cantando o papel-título no Gluck's Orphée et Euridice e Elvino de La Sonnamula na Ópera Estatal de Stuttgart.

O tenor completou seu curso de canto na UNI-Rio e em seguida obteve o mestrado em ópera na Guildhall School of Music. Luciano representou o Brasil na BBC Cardiff Singers e foi finalista na competição Francisco Viñas, além de ser indicado na Opera Now Magazine como um dos 10 tenores favoritos de uma geração de estrelas em ascensão.

Sua discografia inclui o DVD La Sonnambula, um CD recital chamado “Songs of Brazil and Argentina”, além do CD Opera Rara - Linda di Chamounix. Ele também gravou uma edição em filme da ópera Liquid Voices, de Jocy de Oliveira, que ganhou prêmios em Londres e no Festival de Cinema de 2019.

Outros papéis executados recentemente incluem Leicester Elisabetta Regina d'Inghilterra; Guglielmo em Viva la Mamma; Rinuccio em Gianni Schicchi; Ghino Pia em Tolomei; Duca no Rigoletto e Narciso em Il Turco em Italia. 

Correspondência Rua Conselheiro Nébias, 1501 - 50
São Paulo, SP
01203-002