Leonardo Hilsdorf, pianista

Leonardo Hilsdorf
Pianista

...técnica transcendente respaldada por linda musicalidade.
Jornal L'Indépendant, França

clique para download

Um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, Leonardo Hilsdorf vem se apresentando com sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Aclamado pela crítica especializada, sua performance foi saudada como “fenomenal” (Fuldaer Zeitung) e “encantadora e magistral” (L’Independent). Durante os dois últimos anos foi um dos seletos solistas em residência na Capela Musical Rainha Elisabeth da Bélgica, onde trabalhou sob os cuidados de Maria João Pires, sua atual mentora.

Recebeu o 1o prêmio em diversas competições internacionais na Alemanha, França, Espanha, México e Brasil. Entre eles, em 2012, recebeu o prestigioso prêmio Nadia et Lilit Boulanger em Paris, e em 2013 o prêmio especial da União Europeia de Concursos de Música para a Juventude, em San Sebastián. Recentemente, em 2016, recebeu por unanimidade o 1º prêmio no Concurso Internacional J.J.C Yamaha do México, que lhe rendeu uma turnê por diversos países da América Latina, bem como um piano de cauda Yamaha.

Compromissos recentes e futuros incluem, entre outras, aparições em palcos como o Concertgebouw de Amsterdan, Flagey e Bozar em Bruxelas, Maison de la Radio em Paris e Beethoven Haus de Bonn, além da Sala São Paulo e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Já se apresentou com a Filarmônica da Radio France, Orquestra Royal Wallonie, Sinfônica de Yucatán e, no Brasil, junto a OSESP, OSB e Filarmônica de Minas Gerais.

No último ano foi eleito pelos principais críticos de música do Brasil como o Jovem Talento do ano pela Revista Concerto. Em 2014, a renomada revista francesa Pianiste o entrevistou e lançou um CD acompanhando a edição de Maio com seu recital ao vivo na Salle Cortot de Paris. Realizou gravações para a France Musique e Musiq3 na Europa; Rádio e TV Cultura e Rádio MEC no Brasil. O pianista é regularmente solicitado a participar de festivais ao redor do mundo, entre eles o prestigiado Festival de Ravínia, Estados Unidos.

Bacharel em Piano na Universidade de São Paulo sob os cuidados de Eduardo Monteiro, concluiu seu mestrado em Performance no New England Conservatory de Boston, orientado por Wha Kyung Byun e Russell Sherman. Atualmente estuda com Claudio Martinez Mehner na escola de música de Colônia, Alemanha.

Leonardo vive em Lisboa, e além do piano, se interessa especialmente pelos paralelos entre o fazer musical e a filosofia do Yoga. Viagens, projetos sociais e literatura russa e brasileira ocupam seu tempo livre.

Correspondência Rua Conselheiro Nébias, 1501 - 50
São Paulo, SP
01203-002