Henrik Schaefer, maestro

Henrik schaefer
regente

"...the emphasis seems to have been put on the musical characterisation, led by Henrik Schaefer with great sensitivity in a finely elaborated rendering with a consistently vivid orchestral sound."
Parsifal em Karlstadt
Svenska Dagbladet

clique para download

Henrik Schaefer é desde janeiro de 2014, o diretor musical da Ópera de Gotemburgo, na Suécia, um dos principais teatros no Norte da Europa, que conta com uma forte orquestra de 86 membros, um excelente elenco, um dos melhores coros da Suécia e ainda com um ballet de reconhecimento internacional.

Aos 22 anos Henrik Schaefer ingressou na Orquestra Filarmônica de Berlim como violista, como o mais novo membro da orquestra, e também nesse período ele estudou regência orquestral na Musikhochschule de Leipzig.

Em 2000 Henrik foi escolhido por Claudio Abbado como seu assistente e assim regeu por muitas vezes a Filarmônica de Berlim: Tristan und Isolde em Tóquio, Parsifal em Salzburgo e a Sétima Sinfonia de Mahler, em Viena, entre outros concertos.

Sua carreira de regência começou com uma produção de ballet de A Sagração da Primavera, com o Ballet e a Gewandhausorchester Leipzig (Medici Arts DVD 2.055.728 via Naxos). Desde então, tornou-se um maestro requisitado também para obras de Wagner, e seu repertório inclui ainda todas as grandes óperas de Mozart, bem como as óperas românticas italianas e francesas.

Ele tem regido como maestro convidado nas óperas em Leipzig, Rouen, Chemnitz, Seul, a Opera Hedeland, o Norrlands Opera, Opera Hong Kong e Ópera de Gotemburgo. Em 2007, foi escolhido como Maestro Principal da Ópera de Värmland na Suécia após uma produção de Parsifal. Nesse período, ganhou fama internacional por ter regido 5 ciclos integrais do Anel (com as 4 óperas estreadas na mesma semana). Seu repertório de ópera inclui A Flauta Mágica, Don Giovanni, Figaro, Cosi fan tutte, Eugen Onegin, Faust, La Traviata, La Boheme, Falstaff, Les diálogos des Carmelitas, Hansel e Gretel, The Flying Dutchman, Rheingold, Walküre, Siegfried, Götterdämmerung, Tristan, e Parsifal.

Como regente convidado para concertos tem tido muito sucesso em todo o mundo com a Tokyo Symphony, Gävle Symphony, Osaka Philharmonic, Helsingborg Symphony, Holland Symfonia, Norrköping Symphonie Orchester, Sapporo Symphony, Brabants Orkest, Sendai Philharmonic, Stuttgarter Philharmoniker, Tokyo Metropolitan, Orquestra da Rádio da Suécia, Orquestra da Rádio Holandesa, New Japan Philharmonic, Nederlands Philharmonic, Japão Century Symphony, Hong Kong Philharmonic e as orquestras em Nuremberga, Aalborg, Antwerpen, Enschede, Aarhus, Tromso e Madrid.

Além do DVD com o Gewandhausorchestra gravou vários CDs e gravações para rádio com a Orquestra da Rádio Holandesa e orquestras em Göteborg e Karlstad.

Correspondência Rua Conselheiro Nébias, 1501 - 50
São Paulo, SP
01203-002