Cláudio Cruz, maestro

Cláudio Cruz
regente

"...não apenas domina seu metier, mas tem também carisma, flexibilidade, a magia do gesto... "
Volker Müller, Freie presse Reichenbach


clique para download

Cláudio Cruz é o Regente Titular e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e recentemente foi também Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Tem atuado como regente convidado de orquestras como a Sinfonia Varsovia, New Japan Philharmonic, Hyogo Academy, Hiroshima Symphony, Svogtland Philharmonie (Alemanha), Jerusalem Symphony, Orquestra de Câmara de Osaka, Orquestra de Câmara de Toulouse, Sinfônica de Avignon, Northern Sinfonia (Inglaterra), Filarmônica de Montevideo entre outras. No Brasil, regeu a OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica do Paraná, Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro etc.

Participou de Festivais de Música no Brasil como Regente da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Campos de Jordão em 2010 e 2011, e no exterior, do Festival de Verão da Carinthia (Áustria) e Festival Internacional de Música de Cartagena (Colombia) onde atuou como camerista e Regente Convidado da OSESP.

Foi Diretor Artístico do Núcleo de Música Erudita da Oficina de Música de Curitiba de 2015 a 2017, regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Orquestra de Câmara Villa-lobos. Com essas orquestras gravou CDs com obras de Carlos Gomes, Bethoven, Mozart, Tom Jobim e Edino Krieger.

Atuou como Diretor Artístico e Regente nas montagens das óperas Lo Schiavo em Campinas, Don Giovanni em São Paulo e Campinas, e Rigoletto e La Bohème em Ribeirão Preto.

Cláudio Cruz foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards entre outros.

Entre 1990 e 2014 ocupou o cargo de Spalla da OSESP.

Correspondência Rua Conselheiro Nébias, 1501 - 50
São Paulo, SP
01203-002