Kismara Pessatti

mezzo-soprano

Uma das cantoras brasileiras com maior reconhecimento da lírica internacional na atualidade, a mezzo-soprano curitibana Kismara Pessatti iniciou seus estudos de canto e teatro no Brasil obtendo o título de Bacharel em Canto Lírico pela Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná sob a orientação de Neyde Thomas. Continuou seus estudos na Alemanha diplomando-se Mestre em Performance de Óperas e Concertos na Escola Superior de Música Hanns Eisler em Berlim (Norma Sharp e Julia Varady) e especializou-se em Ópera na Operastudio da Ópera de Zurique, Suíça, onde foi mais tarde contratada como solista por três temporadas.

Impelida pela sua necessidade inerente de novos desafios, Kismara tem-se destacado há anos solidamente no cenário internacional, tanto em óperas como em concertos na Inglaterra, Suíça, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Japão, Itália, República Tcheca, Colômbia, Venezuela e Brasil. Kismara Pessatti tem se apresentado em importantes teatros e salas de concerto, como o Gran Teatro del Liceu (Barcelona), Gran Teatro La Fenice (Veneza), Royal Festival Hall (Londres), Bunkamura Orchard Hall (Tóquio), Concertgebouw Amsterdam, Berliner Philharmonie, Konzerthaus Berlim, Liederhalle Stuttgart, Aalto Theater e Philharmonie em Essen (Alemanha), Opernhaus Zürich, Tonhalle Zürich, KKL em Lucerna, Salle de La Musique em La Chaux-de-Fonds, Bâtiment des Forces Motrices em Genebra (Suíça), Opéra-Théâtre de St-Etienne (França), Teatro Municipal de Bogotá com a Orquesta Filarmônica de Bogotá (Colômbia), Sala Simon Bolívar de Caracas (Venezuela), International House of Music de Moscou (Rússia), Teatro Petruzzeli (Bari, Italia), Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Amazonas, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outros. Apresentou-se recentemente como solista convidada em El Amor Brujo de Manuel de Falla junto à Orquestra de Câmara de Stuttgart na Liederhalle desta cidade. Ainda nessa temporada, debutará no Théâtre de Caen, França e no Gran Théâtre de Luxemburgo como Mary em O Holandês Voador de Wagner, e no Teatro de Sankt Gallen (Suíça) como Maffio Orsini em Lucrezia Borgia de Donizetti e Amor em Romeo et Juliette de Berlioz.Kismara volta ao Brasil este ano para interpretar Duenna em As Bodas no Monastério de Prokofiev, fazendo o seu debut no Theatro São Pedro em São Paulo. 

Kismara colaborou com maestros como Nikolaus Harnoncourt, Lorin Maazel, Vladimir Jurowski, Nello Santi, Helmuth Rilling, Christoph von Dohnányi, Vladimir Fedoseyev, Franz Welser-Möst, Jonathan Nott, Paolo Carignani, Lothar Zagrosek, Thomas Adès, Alberto Zedda, Ralf Weikert, Ingo Metzmacher, Rolf Beck, Laurent Campellone, Bertrand de Billy, Stefan Soltesz, Theodor Currentzis, Abel Rocha, Luiz Fernando Malheiro e Nicolau de Figueiredo, entre outros - com obras como Carmen (Bizet), Orfeo (Gluck), A Coroação de Poppea (Monteverdi), Les Troyens (Berlioz), Pelléas et Mélisande (Debussy), a tetralogia O Anel dos Nibelungos e O Holandês Voador (R. Wagner), La Pietra del Paragone (Rossini), Medéia (Cherubini), Lucia di Lammermoor (Donizetti), Rigoletto e Traviata (Verdi), Eugen Onegin (Tchaikovsky), Elektra, Frau ohne Schatten e O Cavaleiro da Rosa (R. Strauss), 2. e 8. Sinfonia (Mahler), Messias (Handel), Missa em Si Menor, Paixão seg. S. João (J. S. Bach), Elias (Mendelssohn), Requiem (Verdi), Missa Solemnis (Beethoven), El Amor Brujo (M. de Falla), Canções Populares (Luciano Berio), entre outras.

Kismara fala seis idiomas (português, alemão, espanhol, inglês, italiano e francês) e vive há mais de uma década em Zurique, Suíça. Sua discografia inclui: - O Anel dos Nibelungos (CD) com a Orquestra da Rádio de Berlim sob a regência de Marek Janowski na Berliner Philharmonie, - 1. Sinfonia de Karl Amadeus Hartmann (CD e gravação para TV) com a Orquestra de Câmara de Amsterdam sob a regência de Markus Stenz no Concertgebouw em Amsterdam, - Jeanne d‘Arc au Bûcher (CD), oratório dramático de Honegger com a Bachakademie Stuttgart e a Orquestra da Rádio Süd-West sob a regência de Helmuth Rilling, - Requiem (CD) de Christian Favre com a Orchestra Sinfônica de Jura, Suíça, sob a regência de Facundo Agudin, - DVD das óperas Elektra, Rigoletto e Tiefland, realizadas na Ópera de Zurique, - Requiem de Verdi (DVD) em Neuchâtel (Suíça) com a Orquestra Sinfônica de Jura sob a regência de Facundo Agudin, - 8. Sinfonia de Mahler (DVD) com a Orquestra Filarmônica de Bogotá sob a regência de Enrico Arturo Diemecke (Colômbia), - transmissões ao vivo para TV de Frau ohne Schatten sob a direção de Vladimir Jurowski (Concertgebouw, Amsterdam) e Missa Solemnis (Praga, República Tcheca) sob a batuta de Helmuth Rilling. - além de transmissões para rádio de As Valquírias de Wagner diretamente do Teatro del Liceu, da KKL de Lucerna e da Philharmonie de Berlim, assim como de O Ouro do Reno e O Crepúsculo dos Deuses de Wagner diretamente da Philharmonie de Berlim e concertos de música barroca como El Regresso del Hijo Prodigo de Carles Baguer e Ifigenia en Tracia de José de Nebra, ambas obras realizadas com o renomado Ensemble Turicum.

Vídeos

  • El Amor Brujo
  • Rheingold - Erda
  • Hartmann, Sinfonia, Amsterdam
ver tudo...