Tara Simoncic

regente

 

A regente americana Tara Simoncic tem desenvolvido uma carreira ascendente como regente sinfônica, de ópera e de ballet, nos EUA e ao redor do mundo.

Sua temporada 2014/15 incluiu apresentações de "O Lago dos Cisnes”, com o Ballet West (Utah); "Don Giovanni”, no Piccolo Festival del Friuli Venezia Giulia (Itália); "Il Barbiere di Siviglia" e "Lago dos Cisnes”, com a Ópera e Ballet Nacional do Teatro Esloveno (Maribor); “Macbeth" de Verdi, com o Teatro da Ópera e Ballet da Macedonia (Skopje); "Suíte en Blanc", "Square Dance", e "Sinfonia Clássica", com o Ballet Louisville (Kentucky), onde foi a regente com mais performances na temporada anual do ballet “Quebra-Nozes".

Estreou frente à Filarmônica da Eslovenia (Ljubljana), na Série de Concertos Infantis.
Trabalhou com a companhia Ballet West em produções de "A Bela Adormecida", "The Lottery", "A Sagração da Primavera", "Bolero", e "O Quebra-Nozes”. Foi convidada pela Manhattan School of Music para reger em performances da Companhia Rioult Dance Theatre e acompanhou a American Ballet Theatre na turnê a Hong Kong.

Em 2012, foi convidada a realizar várias produções com o Ballet do Teatro Chuvash em Cheboksary, Rússia, incluindo "Giselle" e "Romeu e Julieta". Além dos vários compromissos como regente convidada, ocupa o cargo de regente titular da série de concertos para jovens da Sinfônica de Greenwich (Connecticut), que leva anualmente a música clássica para crianças do 2º ao 7º ano escolar.

Desde 2003, ocupa o cargo de regente titular da Flexible Orchestra, um conjunto de música contemporânea com sede em Nova York, com estreias de obras escritas especificamente para o conjunto a cada temporada.

Anteriormente, Tara ocupou os cargos de Regente Assistente da Sinfônica de Harrisburg (Pensilvânia) e Diretora Artística da Orquestra Sinfônica Jovem de Harrisburg. Tem trabalhado com orquestras na região de Nova York, bem como a Sinfônica de Knoxville, a Orquestra de Câmara de Two Rivers, a Sinfônica Jovem de Omaha, a Orquestra Sinfônica de Bohuslav (República Checa), a Orquestra Sinfônica de West Bohemian (República Checa), a Sinfônica Nacional de Adygeya (Rússia), a Orquestra do Conservatório Maikop (Rússia), o Ballet Central Jovem da Pennsylvania e a Martha Graham Dance Company.

Aos 6 anos iniciou os estudos ao trompete e mais tarde cursou o Bacharelado em Música (Performance em Trompete) no New England Conservatory de Boston. É mestre em regência orquestral pela Northwestern University e recebeu uma bolsa de estudos integral para estudar na Manhattan School of Music, onde recebeu o Diploma de Estudos Profissionais em regência orquestral. Em 2011, recebeu a “Bolsa de estudos Bruno Walter” para estudar com Marin Alsop e Gustav Meyer no Festival Cabrillo de Música Contemporânea, na Califórnia.