Caetano Vilela

regisseur

 

Encenador e Iluminador, trabalhou nos principais grupos de pesquisa de São Paulo, como: Grupo Boi Voador, Centro de Pesquisa Teatral (CPT), Cia. de Teatro em Quadrinhos e Cia. de Ópera Seca. Como iluminador seu nome ganhou destaque no mundo da Ópera tendo realizado dezenas de produções em importantes teatros no Brasil e no exterior.


Dentre os diretores com quem trabalhou destacam-se Werner Herzog, Emilio Sagi, Gerald Thomas, Christoph Schlingensief, Aidan Lang, Alejandro Chacon, Antunes Filho, Iacov Hillel, etc.

Das óperas que dirigiu, destacam-se: Mefistófeles, Der Fliegender Hollander, The Fall of the House of Usher/Philip Glass (Festival de Inverno de Campos do Jordão), Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk/Shostakovich, Ariadne auf Naxos/Strauss, Les Troyens/Berlioz e a estréia mundial da ópera Ça Ira do compositor e fundador do Pink Floyd, Roger Waters (Festival Amazonas de Ópera, Manaus).


Em 2010 foi o vencedor do prêmio Shell de Iluminação pela peça Dueto para Um e do troféu Carlos Gomes como iluminador de ópera.

Iluminou para a temporada 2009/2010 em Paris, no Théâtre Du Châtelet o musical The Sound of Music sob a direção do espanhol Emilio Sagi.

De 2009 a 2012, a convite de Gerald Thomas, assumiu a direção da Cia. de Ópera Seca no Brasil, assinando a encenação e iluminação de Travesties/Tom Stoppard e Licht+Licht, uma elegia ao autor alemão Goethe, ambas sucesso de público e crítica no Festival de Teatro de Curitiba.

Em 2013, ano do bicentenário de Richard Wagner, iluminou uma produção de Tannhäuser, com a direção musical do maestro Gustavo Dudamel e direção cênica de Alejandro Chacon para a temporada de ópera em Bogotá/Colômbia e dirigiu e iluminou para o Festival de Ópera do Theatro da Paz/Brasil a ópera Der Fliegende Holländer destaque na crítica especializada como uma das melhores produções do ano.

Em 2014 seguiu com sua parceria no Festival de Ópera do Theatro da Paz/Brasil onde foi responsável pela encenação e iluminação da ópera Mefistofele/Boito. Também iluminou para na temporada paulista a ópera Carmen, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a direção do encenador italiano Filippo Tonon.

Crítica

Nossa Aposta: Depois de virar referência entre os iluminadores do país, o ator paulistano se torna codiretor da Cia. de Ópera Seca, o grupo de Gerald Thomas.

"O Caetano sugeriu dividir comigo o comando da Ópera Seca", conta Gerald, que diz atravessar uma fase de profunda crise existencial. "A sugestão chegou em boa hora. Ele dispõe de grande inteligência e criatividade. Não sei explicar como alguém se torna um gênio. Sei apenas que Caetano é genial."

Perfil - Gabriella Melão – Revista Bravo/Outubro 2009

"Caetano Vilela é nome do qual a gente tem de se orgulhar. Diretor cênico e iluminador, tem 12 anos de trabalho por trás dos holofotes e 23 anos no mundo das artes."

Entrevista
Heloísa Tolipan – Jornal do Brasil/Novembro 2009

"...tenho conversado muito com o diretor Caetano Vilela e temos trabalhado em sintonia. Sinto entusiasmo e criatividade da parte do elenco brasileiro."

Roger Waters, em entrevista ao Jornal Estado de S.Paulo março/2008

"Vilela, que há dez anos trabalha no festival de Manaus, resolveu aproveitar a oportunidade para dar um toque 'pop' ao evento...

A cena final de Ça Ira: o figurino dos atores faz menção aos protestos ocorridos na França em maio de 1968.O objetivo foi cumprido. Fãs do ex-grupo de Waters compareceram em peso..."
Ça Ira - Teatro Amazonas
Sérgio Martins – Revista Veja/abril 2008

Vilela wäre aber nicht Vilela, würde er ähnlich wie in seiner Inszenierung der "Ariadne auf Naxos“ nicht auch einen aktuellen und bei diesem Thema insbesondere politischen Zeitbezug herstellen.

Dabei beruft er sich auch auf das Interesse Roger Waters’ an politischen Themen, wie sie in „The Dark Side of the Moon“ aus seiner Pink Floyd Zeit oder durch seinen späteren Abgesang an den Krieg „Amused to Death“ anlässlich des Golfkriegs in den 90er Jahren offenkundig wurden. Der Regisseur sieht die Thematik der französischen Revolution immer wieder aktualisiert, denkt dabei an 1968 sowie an die jüngsten Gewaltausbrüche in den Pariser banlieus und lässt schließlich sogar Plakate mit „Free Tibet“ zeigen. Damit stellt er den nun schon fast 220 Jahre geltenden Freiheitsanspruch der französischen Revolution schlüssig und nachvollziehbar in den Zusammenhang sozialer Manifestationen der Moderne. Und Roger Waters unterstützte ihn bei diesem Konzept."
Ça Ira - Teatro Amazonas
Klaus Billand – Der Neue Merker

"Einen ganz und gar unkonventionellen Regieansatz formulierte Regisseur und Beleuchter Caetano Vilela (...) Vilela zeichnet herrliche Charaktere, die das Ganze mit viel Leben und Farbe erfüllen..."
Ariadne auf Naxos - Teatro Amazonas
Klaus Billand – Der Neue Merker

Erfolg am Rio Negro: "(...) Einen großen Anteil am Erfolg des Abends hatte aber die Lichtregie des sehr talentierten brasilianischen Beleuchters und Regisseurs Caetano Vilela.”
Fliegenden Holländer - Teatro Amazonas
Klaus Billand – Focus Muzikszene/2008

Manaus vê Strauss com elementos de rock: " O diretor cênico Caetano Vilela, também responsável pela iluminação, optou por atualizar alguns dos elementos do espetáculo (...) Na maior das ousadias, o grupo de saltimbancos que visita o castelo do ricaço vienense (...) vira uma banda de rock em dois tempos. Primeiro, os quatro sobem ao palco caracterizados como o grupo Kiss; depois, voltam vestidos de roqueiros emo, com direito a olhos pintados e poses tristonhas."
Ariadne auf Naxos - Teatro Amazonas
Marco Antônio Barbosa – JB Online/Rio de Janeiro

Cinco atos de contemporaneidade: " Com direção do competente Caetano Vilela (...) Tudo moderno e condizente com o roteiro (...) A montagem ficará marcada na história do festival. Como gritavam os espectadores: Bravo!" Les Troyens - Teatro Amazonas
Bruno Mazieri – A Critica/Manaus/2009

L’Année de la France au Brésil: "Les travaux scéniques et de production, placées par Caetano Vilela et Marcos Apollo Muniz, respectivement., ont favorisée la traduction des classiques à une langage contemporaine."
Les Troyens - Teatro Amazonas.
França.Br/2009

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Vídeos

  • Les Troyens 1
  • Lady Macbeth from Mzensk
  • La Vox humaine
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